Devemos o nosso conhecimento das rústicas origens do quadribol aos escritos da bruxa Trude Keddle, que viveu às margens do brejo de Queerditch no século XI.
*O CAMPO
O campo onde ocorre o jogo é oval, de 152 metros de comprimento por 55 de largura, com uma pequena área circular de aproximadamente 60 centímetros de diâmetro ao centro, de onde as bolas são lançadas. O campo ainda possui de cada lado, duas "pequenas áreas" onde se encontram três balizas, cada uma com 15 metros de altura, onde o goleiro fica para defender quando a goles é lançada pelos artilheiros do outro time. Antigamente os aros eram na verdade cestas que ficavam penduradas no alto dos postes.
*BOLAS
-BALAÇO: são feitos de ferro e têm 25 centímetros de diâmetro, são enfeitiçados para perseguir os jogadores sem discriminá-los, de forma que ataquem o jogador mais próximo.
-GOLES: mede 30,5 centímetros de diâmetro e não tem costuras, sua cor é vermelha.
-POMO DE OURO: tem o tamanho de uma noz e é enfeitiçado para fugir à captura o maior tempo possível. Todas elas são enfeitiçadas para que fiquem sempre dentro dos limites do campo.
*OS JOGADORES: Os sete jogadores do time ocupam quatro posições dentro do jogo: três artilheiros, dois batedores, um apanhador e um goleiro. A função do goleiro é a de defender as três balizas da própia equipe. Os batedores têm por função defender todos os jogadores de seu time das investidas dos balaços, ultilizam para isso o auxílio de bastões.
Os artilheiros são os encarregados de marcar gols, eles atiram a goles um para o outro e marcam dez pontos todas as vezes que conseguem passá-la por dentro dos aros do gol. A função do apanhador é a de capturar o pomo de ouro e conseguir assim 150 pontos para o time e encerrar o jogo.
-APANHADOR
-ARTILHEIRO
-BATEDOR
-GOLEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário